45ª Mostra – A garota e a aranha

A garota e a aranha 🕷

Acompanhamos a saída de Lisa (Liliane Amuat), do apartamento que dividia com Mara (Henriette Confurius).

Nosso foco será Mara, uma garota que vê sua amiga indo embora e gasta o tempo andando pelos corredores, relembrando os primeiros momentos da amizades, mas também cometendo pequenos atos de maldade como derramar café quente no rabo do cachorro da vizinha e destratar um jovem pretendente chegando a dizer que somente uma mosca gosta dele, mas na sequência seguinte volta a flertar com o jovem.

O filme investe em closes numa fotografia que centraliza seus personagens pelos corredores de apartamentos com portas sempre abertas onde vizinhos e parentes entram e saem constantemente durante o encaixotamento e o sobe e desce de mobílias da mudança, afinal, é nesse pano de fundo cheio de caixas, madeiras e bagunça que o longa se passa.

Durante todos os 90 minutos somos conduzidos por uma tensão sexual entre os personagens que vivem no prédio, os que também aparecem para ajudar a carregar os objetos e também entre Mara e Lisa.

A aranha da qual o título faz menção tem a função de sempre estar pelos cantos, passeando livremente por entre os cômodos e os apartamentos do prédio, tal qual faz a garota Mara, vagando em seus confusos sentimentos por entre os espaços ora vazios, ora cheio de gente.

Enquanto isso acompanhamos tudo embalados pela canção Voyage Voyage, de Desireless.

A direção e roteiro são do suíço Ramon Zürcher. Em 2013 ele já havia dirigido ‘A gatinha esquisita’ na qual moradores de um flat em Berlim realizam atividades domiciliares até o cão e o gato que vivem no ambiente ganharem novos papéis, o que pode mostrar que o diretor gosta de fazer o entrelaçamento entre os sentimentos humanos e animais no cotidiano.

Aqui o link para você ver o trailer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s