
Quando Ataque de Cães chegou silenciosamente na Netflix, em 1ª de dezembro, o nome de Jane Campion voltou a surgir nas rodas de conversas e a ser constantemente citado em redes sociais.
A diretora de cinema neozelandesa, alcançou ares míticos após ser a segunda entre cinco mulheres nomeadas para o Oscar de Melhor Direção pelo aclamado ‘O Piano’ (1993) e agora está de volta ao mundo do cinema com a mais recente obra lançada no streaming.

Vale relembrar que as únicas mulheres indicadas foram Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas, no ano de 1975, depois tivemos a Jane Campion por O Piano, em 1993, seguido de Sofia Coppola por Encontros e Desencontros, em 2003, mais recentemente foram Greta Gerwig, por Lady Bird, em 2017, e Chloé Zhao, por Nomadland, em 2020.
Voltando para Campion…
Seu primeiro trabalho foi Peel-An Exercise in Discipline (1982), produção que já foi exibida no Festival de Cannes em 1986 e saiu vitoriosa, levou a Palma de Ouro de Melhor curta-metragem.

Sete anos depois, Campion escreveu e dirigiu Sweetie (1989), sobre uma jovem excêntrica e a sua relação com os pais e a sua obsessiva irmã.

Apenas quatro anos depois ela lança o filme que lhe rendeu aclamação, respeito e reconhecimento entre os pares: The Piano (O Piano, 1993).
Um drama que se passa no século XIX no qual uma mulher escocesa muda (Holly Hunter) que viaja para a Nova Zelândia acompanhada da filha (Anna Paquin) e do seu bem mais amado: o piano.

Ele segue para o casamento arranjado com um agricultor (Sam Neill), mas ao ver o objeto, ele se recusa a levar e o abandona na praia, então o capataz maori (Harvey Keitel) acolhe o instrumento musical e permite que a musicista toque em troca de favores sexuais.
O filme rendeu uma lista de premiações:
- Palma de Ouro do festival de Cannes
- Oscar de Melhor Atriz (Hunter),
- Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Paquin)
- Oscar de Melhor Roteiro Original (Campion).
O longa chegou a ser eleito o melhor filme sob direção de uma mulher de todos os tempos. A votação, da empresa de televisão BBC, foi realizada por mais de 368 especialistas.
Agora a sua perspicácia, delicadeza e inteligência podem ser apreciados em Ataque de Cães, na Netflix, que já abocanhou o Leão de Prata de Melhor Direção e é considerado uma das apostas da plataforma para a temporada de premiações 2022.
Leia a crítica aqui no Agridoce

No filme um fazendeiro durão (Benedict Cumberbatch) trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona.
Assista ao trailer.